sábado, 2 de junho de 2018

Coluna Politeia: Bastidores da Política do Brejo Pernambucano

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - A Greve dos caminhoneiros que atingiu o País nos últimos 12 dias fez com que algumas prefeituras decretassem situação de emergência. A falta de combustíveis e medicamentos e insumos hospitalares foram as principais causas dos decretos municipais.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA II (BONITO) - Em Bonito, o prefeito Gustavo Adolfo baixou o Decreto de situação de emergência principalmente pela falta de combustíveis. a situação foi agravada tendo em vista que os três postos do município ficaram desabastecidos. Ônibus escolares ficaram sem poder carregar os estudantes e as ambulâncias trabalharam em situação crítica.


SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA III (CAMOCIM) - Na cidade de Camocim de São Félix, o prefeito Giorge Bezerra também decretou situação de emergência por falta de combustíveis nos postos da cidade. A decisão foi tomada junto ao secretariado do município. 


SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA IV (LAGOA DOS GATOS) - Com o objetivo de evitar a paralisação nos serviços essenciais, o prefeito de Lagoa dos Gatos, Misso de Amparo, resolveu depois de reuniões com sua equipe de governo, decretar situação de emergência no município. 


SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA V (CUPIRA) -  A falta de combustíveis também foi o motivo pela qual o prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo decretou estado de Emergência no município. Uma das primeiras ações do prefeito foi suspender as aulas por conta dos ônibus escolares que estavam sem condições de locomoção por falta de combustíveis.


NORMALIZANDO - Os trabalhos nos municípios que decretaram situação de emergência começaram a se normalizar no final dessa semana. Serviços essenciais voltaram ao normal em alguns municípios que já retornaram com o transporte de TFD e de alunos que precisam se locomover através dos ônibus do programa Caminho da Escola.


COLHEIRA POSITIVA - A prefeitura de Barra de Guabiraba tem "colhido bons frutos", com o investimento que vem fazendo em parceria com o IPA. Visitas técnicas tem ajudado os produtores de inhame do município que começam a realizar boas colheitas. O cultivo do inhame tem ajudado centenas de pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar.


OPOSIÇÃO DIVIDIDA - Em Bonito, a situação da oposição em relação ao pleito deste ano é bastante preocupante, principalmente para os correligionários do grupo liderado por Walter Maroja, isso porque o ex-vereador e ex-candidato a vice na chapa de Maroja em 2016, Ronaldo do Inhame, apresentará candidatos próprios. Ronaldo estará em breve apresentando os deputados Aglailson  e Eriberto Medeiros, estadual e federal respectivamente.


OPOSIÇÃO DIVIDIDA II - Enquanto o ex-vereador Ronaldo do Inhame já está articulado em relação aos seus candidatos a disputa pela Alepe e Congresso Nacional, Walter Maroja espera a a decisão e apresentação do candidato ao governo pela oposição para poder definir e apresentar os seus deputados. O anúncio da candidatura da oposição deverá confirmar o nome de Armando Monteiro, com isso, os postulantes a Alepe e Câmara Federal apoiados por Maroja deverá ser apresentados ainda durante o mês de junho.


CONGRESSO DA UVB - Bonito estará sediando nos dias 13, 14 e 15 do corrente mês, o encontro de legislativos municipais da União de Vereadores do Brasil - UVB. A realização de tão importante encontro coloca Bonito na lista de municípios com qualificações para o turismo de negócios. 


CONGRESSO DA UVB II - No intuito de realizar um grande evento no município, o vereadores Ítalo Damasceno, Dr. Edmilson Henauth, Marquinhos da Garagem e o vereador licenciado Paulinho de Devá, estão realizando visitas em diversas câmara municipais do Estado de Pernambuco e de estados vizinhos. Recentemente os vereadores visitaram o procurado do Ministério Público de Alagoas que confirmou presença no encontro da UVB.





Nenhum comentário:

Postar um comentário