sábado, 24 de fevereiro de 2018

Pedro do Rodeador solicita mapeamento de Bonito através de georreferenciamento

Jobson Salles/EuAmoBonito
O vereador Pedro do Rodeador (SD), apresentou um interessante requerimento na reunião ordinária desta quinta-feira (22), na Câmara de Vereadores do Bonito.

Pedro ocupou a tribuna da casa para requerer ao gestor municipal para que seja feito um novo mapeamento do município com georreferenciamento para verificação das áreas existentes e fronteiras do município.

Segundo o autor do requerimento, essa ação seria útil para o controle e a fiscalização das áreas, bem como para a preservação e conservação do patrimônio natural de Bonito. O georreferenciamento ajudaria também, segundo Pedro do Rodeador, nas atividades agrícolas e no ecoturismo e no turismo rural.

Georreferenciamento

O georreferenciamento de uma imagem ou um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como pontos de controle.

Os pontos de controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, entre outros.

A obtenção das coordenadas dos pontos de controle pode ser realizada em campo (a partir de levantamentos topográficos, Levantamento Geodésico com GPS – Sistema de Posicionamento Global), ou ainda por meio de mesas digitalizadoras, ou outras imagens ou mapas (em papel ou digitais) georreferenciados. Tal ato pode permitir que ocorra uma geodecisão por parte dos consultores de um projeto ou uma administração publico ou privado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário